Site desenvolvido pela Seção de Afetos Negativos e Processos Sociais (SANPS), UFRGS, Porto Alegre, Brasil. sanps.ufrgs@gmail.com

Obtendo ajuda de saúde em Porto Alegre

Em Porto Alegre, o sistema de saúde está organizado a partir das unidades de atenção primária.

Os problemas leves de problemas de saúde mental como o Sofrimento Mental não Especificado, Tristeza, Ansiedade e Situações traumáticas leves deverão ser atendidas na unidade de saúde.

 

Saiba a sua unidade de referência.

 

Os problemas moderados de problemas de saúde mental podem ser encaminhados pela unidade de saúde para as Equipes Especializadas de Saúde da Criança e do Adolescente, que dispõe de atendimento com psicólogo, psiquiatra de crianças e adolescentes, assistente social e fonoaudiólogo.

 

Os problemas graves de problemas de saúde mental podem ser encaminhados para os Centros de Atenção Psicossociais da Infância (CAPSi).

Risco de suicídio em Porto Alegre

Pensamentos de morte em crianças e adolescentes são bastante comuns, sendo que cerca de 1 em cada 10 crianças vai apresentar pensamentos sobre morte em algum momento no tempo. Em algumas crianças esses pensamentos persistem por dias e começam a aumentar a intenção de fazer algo quanto a própria vida. Nesse momento é importante envolver a família para procura de ajuda especializada.

 

Em situações onde os pensamentos são vagos, inespecíficos e onde não há planejamento de morrer, o melhor lugar para buscar ajuda é a unidade de saúde de referência.

 

Em situações onde os pensamentos já estão mais presentes, acontecem de forma frequente ou intensa ou quando estão associados a um plano para tirar a própria vida é necessário encaminhar a criança para um plantão de emergência em saúde mental. Nessas ocasiões é importante não deixar a criança sozinha até a avaliação pelo plantão de emergência.

Mora ao sul da Avenida Ipiranga:

Postão da Cruzeiro - PESM/PACS

Endereço: R. Prof. Manoel Lobato, 151 - Santa Tereza

Telefone: (51) 3289.4016

 

Mora ao norte da avenida Ipiranga:

Postão do IAPI

Endereço: Rua Valentim Vicentini, esquina Rua Novo Hamburgo

Telefone: (51) 3289.3456

  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Twitter